• Como acontece nossa fala?
Para falarmos precisamos, inicialmente, inspirar para criar pressão pulmonar.
O ar vindo dos pulmões na expiração, passa pelas pregas vocais e as faz vibrar (como o ar de dentro uma bexiga faz sua abertura vibrar).
Cada fonema (letra) exige um posicionamento diferente dessas estruturas. Por exemplo, para falar /t/ precisamos colocar nossa língua no céu da boca, atrás dos dentes superiores. Já para falar /k/, o dorso da língua bate no fundo do céu da boca. Para monitorar nossa fala utilizamos nossa audição, tanto para controlar seu volume em diferentes ambientes, como para verificar se os sons estão sendo pronunciados de maneira correta.
Para coordenar e programar tudo isso acontecendo simultaneamente e de maneira harmoniosa, e para organizar as idéias e os pensamentos que vamos transmitir, usamos o sistema nervoso (central e periférico).
Para falarmos precisamos, inicialmente, inspirar para criar pressão pulmonar.
O ar vindo dos pulmões na expiração, passa pelas pregas vocais e as faz vibrar (como o ar de dentro uma bexiga faz sua abertura vibrar).
Cada fonema (letra) exige um posicionamento diferente dessas estruturas. Por exemplo, para falar /t/ precisamos colocar nossa língua no céu da boca, atrás dos dentes superiores. Já para falar /k/, o dorso da língua bate no fundo do céu da boca. Para monitorar nossa fala utilizamos nossa audição, tanto para controlar seu volume em diferentes ambientes, como para verificar se os sons estão sendo pronunciados de maneira correta.
Para coordenar e programar tudo isso acontecendo simultaneamente e de maneira harmoniosa, e para organizar as idéias e os pensamentos que vamos transmitir, usamos o sistema nervoso (central e periférico).
O desenvolvimento lingüístico do bebê.
Desde a vida intra-uterina, o ser humano já possui um aparato auditivo. O ideal é que os pais iniciem uma interação desde a gestação através de músicas e, até mesmo, do carinho na barriga da mãe.
Segundo estudiosos, foram realizadas experiências nas quais constatavam que o bebê ao ouvir a voz da mãe e as músicas que eram tocadas durante a gestação sugava a chupeta com maior força.
A voz da mãe funciona como uma espécie de boas vindas logo após o nascimento, fazendo com que o bebê se sinta mais confortável e tranqüilo.
Sabe-se que a linguagem é tida como um todo, porém, para que se possa compreender seu processo de aquisição é fundamental que se analise o aspecto motor que é representado pelos movimentos do aparelho fonador, nesse caso denominado de fala.
Sabe-se que a linguagem é tida como um todo, porém, para que se possa compreender seu processo de aquisição é fundamental que se analise o aspecto motor que é representado pelos movimentos do aparelho fonador, nesse caso denominado de fala.
O desenvolvimento da fala se inicia com o grito no momento do nascimento, nesse instante o oxigênio entra pelos pulmões do recém-nascido, expandindo-se, trazendo uma sensação desagradável. Os gritos são os primeiros sons emitidos pelo recém-nascido. À partir de duas ou três semanas o choro passa a se diferenciar, dependendo do tipo de estímulo que a criança estará exposta. Nesse momento a mãe começa a diferenciar as causas do choro (fome, dor, etc.).
O desenvolvimento muscular dos órgãos da articulação (face, lábios, língua, palato e faringe) ocorre através dos reflexos de sucção, mordida, deglutição, mastigação.
É fundamental estimular a criança de forma auditiva e afetiva para que se tenha um desenvolvimento da linguagem dentro dos padrões da normalidade.
Curiosidades do desenvolvimento lingüístico:
● Animismo: a criança dá vida a todas as coisas, em especial aos seus brinquedos, em seguida passa a perceber que somente os animais e os homens possuem vida.
● Finalismo: tudo deve ter um fim específico, uma utilização concreta. Ex: a galinha existe para nos fornecer ovos.
● Pensamento Mágico: A criança desenvolve rituais e superstições. Ela acredita que seus pensamentos podem influenciar o seu meio.
É fundamental estimular a criança de forma auditiva e afetiva para que se tenha um desenvolvimento da linguagem dentro dos padrões da normalidade.
Curiosidades do desenvolvimento lingüístico:
● Animismo: a criança dá vida a todas as coisas, em especial aos seus brinquedos, em seguida passa a perceber que somente os animais e os homens possuem vida.
● Finalismo: tudo deve ter um fim específico, uma utilização concreta. Ex: a galinha existe para nos fornecer ovos.
● Pensamento Mágico: A criança desenvolve rituais e superstições. Ela acredita que seus pensamentos podem influenciar o seu meio.
Quando levar ao Fonoaudiólogo ?
No desenvolvimento da fala da criança é normal uma Dislalia de evolução,ou seja trocas ou omissões de fonemas de acordo com sua idade cronológica .
Digo sempre que a criança no dia do seu aniversário de 5 anos deve cantar o Parabéns pra você todo certo e dizer Obrigado pelo presente. Se não o fizer, está na hora de procurar uma Fono,pois algumas escolas atualmente iniciam a alfabetização nesta idade,e neste caso ele começará a falar e escrever errado.
Digo sempre que a criança no dia do seu aniversário de 5 anos deve cantar o Parabéns pra você todo certo e dizer Obrigado pelo presente. Se não o fizer, está na hora de procurar uma Fono,pois algumas escolas atualmente iniciam a alfabetização nesta idade,e neste caso ele começará a falar e escrever errado.
Há porém casos a parte como por exemplo o atraso de linguagem . A criança às vezes fala somente as vogais aos dois anos e meio, e estando já na escola os outros coleguinhas começam a ignorá-lo ou ridicularizá-lo.Ele vai se isolando e evitando muitas vezes ir ao colégio.Está na hora de procurar uma Fono que dará a estimulação necessária ao seu desenvolvimento e orientação adequada aos pais.
O Sigmatismo, projeção de língua entre dentes nos fonemas/S/ e /Z/ associado a Deglutição Atípica ,a partir de 4 anos ,podem provocar futuramente sérios problemas de projeção de arcada. Muitas vezes observa-se ainda uma respiração bucal exagerada que também deve ser tratada logo.
Outra problemática de fala que preocupa os pais é a Gagueira.Assim como a Dislalia ,existe a Gagueira de evolução em crianças entre 2 e 5 anos,causadas pela perda de uma pessoa muito chegada a ele,o nascimento de um irmãozinho,separação dos pais etc.Neste caso é deixar passar sem chamar muita atenção procurando estar atento ao problema emocional causador desta Gagueira.Após os seis anos já é caso de tratamento.A fala rápida atropelada também é um tipo de gagueira que deve ser cuidada.Aos que chegaram a idade adulta com todas estas problemáticas citadas,venha tratar-se,tem jeito rápido.
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